Com ciclo de 75 a 80 dias, a cultivar de feijão preto IAC Veloz pode contribuir com a rotação de culturas como soja e milho, principalmente em Mato Grosso e no Paraná. “A redução do período em que a planta permanece no campo faz muita diferença para o agricultor, sobretudo em áreas onde há uso de irrigação”, disse Alisson Fernando Chiorato, pesquisador do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em nota.
Noventa dias - Ele explica que, em geral, os ciclos são de 90 dias. “Essa redução do ciclo aumenta a janela de semeadura e de colheita, beneficiando o agricultor”, completa.
Produtividade - A produtividade da IAC Veloz é alta, atingindo a média de 2.725 quilos por hectare, na época de semeadura das águas, 2.012 quilos na da seca e 3.035 na do inverno, segundo o pesquisador. “O grão é preto achocolatado, exatamente como o mercado precisa que seja; após cozimento eles se mantêm inteiros e a casca é fina”, explica. Outra característica importante para o consumidor é o teor de proteína, que na IAC Veloz é de 21%.
Resistência - A nova cultivar é resistente à antracnose e tolerante à murcha defusarium. Essas características proporcionam a redução do controle químico em torno de 20%, alega a IAC. As sementes da IAC Veloz estão em fase de produção no IAC, em Campinas, e estarão disponíveis no final de 2018.
Carioca - Já a cultivar de carioca, chamada IAC 1820, oferece aumento de produtividade. No período de água, por exemplo, a média é de 2.975 quilos por hectare; na seca, 2.607 kg/ha; e no inverno, 2.989 kg/ha.
Recomendação - A nova cultivar é recomendada para o cultivo nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As sementes estarão disponíveis no final de 2018. (
Valor Econômico)
Informe Paraná Cooperativo. Disponível em: <
http://www.paranacooperativo.coop.br/ppc/index.php/sistema-ocepar/comunicacao/2011-12-07-11-06-29/ultimas-noticias/117517-pesquisa-iac-lanca-cultivares-de-feijao-na-agrishow-2018> Acesso em: 19/08/2019