Cerca de 110 pessoas estiveram reunidas no Centro de Eventos do Villagio Jardins, dia 2 de julho, durante o projeto "Semeando Colheitas do Futuro", promovido pela empresa Sementes com Vigor.
De acordo com Pedro Basso, agrônomo e CEO da SCV, o objetivo da iniciativa foi promover um momento repleto de inovação e conhecimento, com foco na agricultura. “É fato que trabalhar com sementes de alto vigor entrega mais produtividade. Mas para que o plantio entregue o esperado, é preciso técnica e conhecimento”, destaca Basso, ao justificar a importância de momentos de troca e aprendizado como o promovido na última terça, 2 de julho.
Ao longo do evento, especialistas Mateus Zanata fitopatologista do Instituto Agris, e Adalim Moraes, herbologista, da ATSI Pesquisa e Consultoria, que abordaram assuntos como o controle de plantas daninhas e de doenças, além do posicionamento de cultivares. E entre eles, um dos temas mais debatidos foi sobre soluções para melhorar o controle da ferrugem, levando em conta este ano histórico para os gaúchos, onde a doença se mostrou a mais severa com uma evolução muito rápida. “Entre os assuntos, este foi muito pertinente, pois era de interesse direto de todos os produtores presentes”, acrescentou Pedro. Segundo ele, foi mostrado uma ampla análise de cenário regional e nacional.
“Assim como a apresentação de cases de sucesso com a utilização adequada do sistema Enlist”, enfatizou o CEO da SCV, ao lembrar que, plantar sementes de alto vigor pode resultar em até 20 sacos de diferença. Depois das apresentações, uma mesa-redonda foi realizada para esclarecer potenciais dúvidas e apresentar soluções já testadas e que obtiveram resultados positivos, apesar das adversidades climáticas. Para Pedro Basso, este foi um momento produtivo e de muita troca de experiência. “Esperamos realizar mais eventos similares e dias de campo, pois acreditamos, sim, que juntos podemos potencializar o setor e minimizar as perdas ocasionadas por eventuais pragas e mudanças climáticas”, concluiu, ao comemorar a adesão ao projeto que reuniu representantes dos municípios de Vacaria, Muitos Capões, Ipê,São Francisco de Paula, Bom Jesus, Esmeralda, Lagoa Vermelha e Tapejara.
Sobre a empresa: Fundada nos anos 1970 por Mário José Basso (co-fundador da Apassul - Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), pioneiro na produção de sementes fiscalizadas de trigo e soja, a empresa tem suas raízes profundas na Fazenda Santo Amaro, em Muitos Capões/RS. São três gerações dedicadas ao trabalho, a Sementes Com Vigor é reconhecida pela implementação de Agricultura de Precisão em 100% da área, resultando em campos mais homogêneos e sementes mais padronizadas. A trajetória da empresa se entrelaça com o avanço da agricultura no estado gaúcho.
FONTE: Assessoria de Comunicação da Sementes Com Vigor
Curtiu? Compartilhe essa notícia: