Ervilha forrageira IPR 83
Ervilha
Ervilha-forrageira (Pisum sativum ssp. arvense)
Taxonomia: Família Fabaceae (Syn. Leguminosae);
Subfamília Papilionoideae; Tribo Vicieae
Essa espécie é anual, de rápido crescimento e proporciona adequada cobertura do solo e com-petitividade com infestantes. Tem certa tolerância a solos pouco férteis e às temperaturas elevadas. Planta de rápido crescimento, que cobre rapidamente o solo, protegendo da erosão e da infestação de plantas invasoras. Dependendo da época de semeadura e das condições climáticas, seu ciclo poderá ser encurtado. Adotam-se espaçamentos entre linhas de 17 cm a 40 cm e, como cobertura de solo, o manejo ocorre no período entre 80 e 100 dias. Na semeadura, recomenda-se usar de 40-50 kg ha-1
A ervilha-forrageira é utilizada em esquemas de rotação (antes de algodão, feijão, milho, soja ou hortaliças) ou em consórcio com ervilhaca, gramíneas (aveia, centeio) ou nabo-forrageiro para cobertura do solo ou para forragem de elevado valor nutritivo e fácil digestão em áreas de integração lavoura-pecuária.
Apresenta elevada possibilidade de fixação do N atmosférico, alem de poder ser utilizada como cobertura de solo no plantio direto, assim como poder ser pastejada até 2 vezes e com boa produção de biomassa vegetal.
No sudeste (elevadas altitudes) e Sul do Brasil pode ser usada como cobertura de solo de ciclo curto, consorciada com centeio, trigo mourisco, nabo forrageiro, plantados após a colheita da soja e, aos 60-70 dias após a semeadura pode ser manejada para o plantio posterior de trigo no outono/inverno. Pode ser pastejada, com posterior rebrota e aproveitamento como cobertura de solo ou como forragem verde, feno, silagem ou grãos secos e tostados na alimenta-ção de bovinos, suínos e aves (CALEGARI, 1990; DERPSCH; CALEGARI, 1992).
Recomenda-se o plantio em linhas, 25 to 40 (kg/ha), à lanço em torno de 45 a 50 (kg/ha), com espaçamentos variando de 17 até 50 cm). Empregando-se de 15 a 20 sementes por metro linear. Em Mix com 2-3 coberturas (12-20 kg ha de sementes); mix com 4-6 coberturas, de 10 a 14 (kg/ha) .
Geralmente até o inicio do florescimento ao redor de 60-70 dias, completando seu ciclo completo em torno de 140 -160 dias. Quando usado como cobertura do solo pode alcançar até 30 t/ha de massa verde e 4 até 6 ton/ha de matéria seca.